Friday, June 19, 2009

TUDO SOBRE HAMSTER

Existem 4 raças comun de hamster que são criadas eis elas:

hamster anão russo

hamster chinês

hamster roboroviski

hamster sírio

HAMSTER ANÃO RUSSO
Existem duas espécies de Hamster Anão Russo, o Campbells, também conhecido como Djungarian, e o Winter-White, também conhecido como Hamster Siberiano.Características:
possui pêlos nos pés
os machos são mais longos que as fêmeas
possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama
é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses
embora seja noturno, pode eveltualmente se tornar ativo durante o dia
sua vida média é de 1 ano e meio a 2 anos, embora eles possam viver até 4 anos
em geral são menos tolerantes que os hamsters sírios, e não gostam muito de serem segurados, tendo uma tendência maior a morder
Cuidados especiais:
use terrários de plástico ou vidro, pois os hamsters russos são muito pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters
se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe-os em gaiolas diferentes
uma vez separados, note que poderá ser muito difícil juntá-los novamente
Hamster Anão Russo Campbells
O Hamster Russo Campbells é originário da Ásial central, do norte da Rússia, da Mongólia e da China, onde vive em dunas de areia. É mantido em cativeiro desde antes de 1963 e chegou às lojas de animais de estimação nos anos 70s.
Também conhecido como hamster Djungarian, o Hamster Russo Campbells é mais comum que a outra espécie de Anão Russo, o Winter-White.
Cor: a cor original do hamster Anão Russo Campbells é cinza, com uma linha dorsal cinza-escura que vai do focinho ao rabo, mas também existem diversas outras variedades, como o albino (com olhos vermelhos), o branco (com olhos pretos), o preto, o opala (cinza-azulado), etc.Tamanho: de 10 a 12 cm
Hamster Anão Russo Winter-White
Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes.
O nome Winter-White, que pode ser traduzido como "Branco-Invernal", é devido à tendência que possui de se tornar branco no inverno. Nesta época, quando os dias são mais curtos, a pelagem do hamster pode se tornar mais clara, apresentar manchas brancas ou mesmo se tornar completamente branca.
A finalidade desta tranformação, no habitat natural, é confundir-se com a neve de inverno. Caso contrário, sua cor escura, sob o fundo branco de neve, atrairia seus predadores. Em geral, o Winter-White não se reproduz quando sua pelagem está branca. Também conhecido como Hamster Siberiano (não confundir com o Sírio!), o Winter-White é mais compacto que o Anão Russo Campbells, tem olhos mais proeminentes e uma espinha curvada, que lhe confere um especto ovalado. Esse hamster é raro em lojas de animais.Cor: a cor original do hamster Anão Russo Winter-White é cinza escuro, com o subpêlo cinza ainda mais escuro. Também existem diversas outras variedades, como o safira (violeta-acinzentado), o imperial (com a barriga branca) e o pérola (branco com ricos coloridos pelo corpo).Tamanho: de 8 a 10 cm


HAMSTER CHINÊS
O hamster chinês é originário da China e da Mongólia e pertence a um grupo de hamsters conhecidos como hamsters-camundongo.

Ele é mantido em cativeiro no Reino Unido desde 1919 e usado em laboratórios. O interesse por ele como animal de estimação cresceu consideravelmente nos anos 70, quando o hamster russo surgiu nas lojas de animais.O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os russos, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.Cor: a cor original do hamster chinês é marrom, com uma linha dorsal preta que vai do focinho ao rabo, mas também existem variedades cinzas com manchas brancas.Tamanho: de 10 a 12 cmCaracterísticas:
os machos são maiores que as fêmeas possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama
é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses
quando prenhas, as fêmeas podem se tornar bastante agressivas em relação aos machos, sendo importante manter o casal em uma gaiola grande e com vários esconderijos para o macho, ou se for necessário até separar o casal.
embora seja noturno, pode eventualmente se tornar ativo durante o dia
pode mover-se muito rápido e subir em coisas com facilidade, sendo desaconselhável tirá-lo da gaiola.
a vida média é de 2 a 3 anos, embora possam viver mais
Cuidados especiais:
use terrários de plástico ou vidro, pois os hamsters chineses são muito pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters
se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe-os em gaiolas diferentes. uma vez separados, note que poderá ser muito difícil juntá-los novamente (todas raças de hamster brigam muito mas só os hamsters sírios não podem conviver junto)



HAMSTER ROBOROVISKI
O hamster Roboroviski é originário da Mongólia e norte da China, e não é tão criado como animal de estimação pois é mais difícil de manusear que os outros hamsters.
Ele é extremamente ativo e muito rápido, sendo difícil pegá-lo. No entanto, tem um bom temperamento e dificilmente morde.
É muito difícil encontrá-los em lojas de animais, mesmo nos Estados Unidos ou na Europa, embora haja criadores de espécie em muitos países.
Cor: em geral dourado-alaranjado, com a barriga e "sobrancelha" brancas.Tamanho: cerca de 4-5 cmCaracterísticas:
são muito pequenos, tímidos e difíceis de segurar, não sendo recomendados para crianças pequenas
por possuírem uma natureza muito ativa, é muito divertido observá-los
é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses
embora seja noturno, o hamster Roboroviski pode eventualmente se tornar ativo durante o dia
em geral vivem de 3 anos a 3 anos e meio
Cuidados especiais:
alojá-los somente em aquários, nunca em gaiolas, uma vez que são muito pequenos e capazes de passar pelas barras de algumas gaiolas de hamster
mesmo possuindo um tamanho reduzido, os hamsters Roboroviski precisam de muito espaço, sendo recomendado um aquário de grandes dimensões


HAMSTER SIRIO
O hamster Sírio é o tipo mais comum de hamster mantido como animal de estimação. Como o próprio nome diz, é originário da Síria, país asiático próximo ao Iraque, e foi decoberto cientificamente em 1839.
Em 1930, um hamster fêmea e suas crias foram capturados em Allepo, na Síria e levados à Universidade Hebráica em Jerusalem. A mãe foi morta e após duas fugas separadas, sobraram apenas 4 hamsters. Estes quatro reproduziram-se, e posteriormente importou-se seus filhotes para o Reino Unido e para osEstados Unidos. Embora alguns outros hamsters tenham sido capturados em 1930, não há registro de que estes tenham se reproduzido, o que leva a crer que os hamsters vendidos atualmente como animais de estimação são descendentes dos 4 hamsters de Allepo.
Cor: a cor original do hamster sírio é dourado, mas atualmente existem várias outras cores desenvolvidas artificialmente por criadores, bem como diferentes tipos de pelagem.
Variedades: as variedades mais comuns são o teddy bear, de pêlo curto, e os angorás, de pêlo comprido. Outras variedades mais raras são o satin, de pêlos brilhantes; o rex, de pêlos e bigodes encaracolados e o hairless (sem pêlos).
Tamanho: de 15 a 18 cm.Características:
possui um rabo muito curto
não possui pêlos nos pés
possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama.
O hamster pode carregar até a metade de seu peso nas bochechas
é um animal solitário, que em geral se separa de seus companheiros de ninhada com 8-10 semanas de vida
sua vida média é de 2 anos a 2 anos e meio, embora eles possam viver até 3 ou 4 anos
Cuidados especiais:
mantenha os hamsters sírios adultos separados, cada um em uma gaiola diferente, a partir das 10 semanas de vida
ATENÇÃO
Se você tem um casal ou mais de um casal de hamsters sírios separe-os imediatamente pois eles brigam e podem até se matar


REPRODUÇÃO:


Os machos podem ter relações com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia. Por sua vez, a fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano. Cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes. É que a alimentação, qualidade de vida e a genética influencia muito na quantidade e qualidade dos filhotes. As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes. O macho e a fêmea, com umas 8 semanas de vida já começam a procriar.
Quando estão no cio, a fêmea fica com um gênio forte e irritada. Tome cuidado nessa época.
Os filhotinhos nascem com um tom avermelhado, sem pêlo, pesa em média 2g e 2,5 cm de comprimento. Mas com apenas alguns dias seus olhos já começam a abrir e os pêlos a aparecerem. Não deixe os filhotes junto com outros adultos. Só com a mãe. Algumas espécies de hamsters não suportam a companhia dos outros e podem acabar ferindo os filhotinhos.
Durante a gravidez a mamãe hamster precisa de uma alimentação balanceada. Para que os filhotes nasçam saudáveis e vitaminados, faz-se necessário que a futura mãe seja bem alimentada durante toda a gravidez.
É aconselhado um aumento do número de vegetais na dieta normal, ovos cozidos, leite, pão molhado ao leite e ração de gato (de preferência sabor peixe, e não carne). Importante lembrar que essa não é a dieta básica, e sim apenas um complemento, ou seja, a dieta que você sempre deu, vai continuar no cardápio, essa só vai completar. Cada um dos itens deverá ser dado uma vez ao dia e alternadamente; isso significa que um dia você dá ovos, outro leite, outro pão molhado ao leite, outro ração; outro ovos, outro leite, etc.CUIDADOS:
Não pegue a hamster grávida na mão, elas não gostam disso. A não ser é claro, se for pra verificar os mamilos ou coisa assim. Não a leve para passear; não brinque com ela. Resumindo: deixa-a em paz!
Não deixe faltar comida jamais e também não falhe na dieta da hamster.
Os filhotes virão um de cada vez, com um intervalo de tempo. Cada filhote que nascer, vai trazer junto consigo uma placenta e um pouco de sangue. Deste modo, o papel higiênico que você deu a ela vai ficar manchado de sangue, então não fique desesperado por causa disso. E a mamãe geralmente come as placentas.
Se no intervalo de nascimento entre um hamster e outro ela fizer um tour e por um acaso vir a ter filhotes foram do ninho. NÃO TOQUE NELES! Ela se encarrega de conduzi-los de volta ao ninho dentro de suas bochechas. E depois que todos os filhotes nasceram (um número que pode chegar até 17 filhotes) tudo que parece com comida ela leva para o ninho. Por isso não entupa a mamãe de comida pois neste período, mesmo sem fome ela irá recolher toda a comida que puder obter para sua casa.
Não toque nos filhotes até eles desmamarem e nem os deixe em lugares apertados. Faça ou deixe que a mãe faça uma caminha bem fofinha e com um bom espaço. Se por acaso algum filhotinho sumir, talvez esteja dentro da bolsa da boca da mãe. Quando presentem perigo, ou até mesmo para transportar de um lugar para outro, as mães carregam seus filhotes nessas bolsas. Também, pode ser que a mãe comeu o filhotinho. Isso acontece, mas não se preocupe. Se a mãe comeu, é porque provavelmente o filhotinho estava doente e futuramente iria ter sérios problemas. Sendo assim, a mãe quando sente falta de proteínas, aproveitam para comer o filho. É que na verdade, em seu estado selvagem, os hamsters comem pequenos insetos, minhocas, etc. No Japão encontra-se facilmente pequenos peixes secos próprio para hamsters. Esse alimento é bom para suprir a falta de proteínas e cálcio. No Brasil, você também pode dar de vez enquando um pouco de carne bem cozida, peixe seco, ou algum outro tipo de carne já preparada e que não contenha muitos condimentos. Em algumas lojas pode-se encontrar grilos e minhocas secas.
Uma dica: dê bastante verdura para a mãe. Isso fará com que produza mais leite. Se perceber que está fazendo mal ou que deu diarréia, diminua a quantidade de verdura ou suspenda por um tempo.
Tempo de Gestação

Hamster sírio: em torno de 18 diasHamster anão russo: 18 a 21 diasHamster roboroviski: 20 a 30 diasHamster chinês: em torno de 21 dias
Tabela de Desenvolvimento do Filhote
1 DIA - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes 3 DIAS - começam a crescer os pêlos muito discretamente 6 DIAS - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo7 DIAS - eles já começam a comer pequenas quantidades de comida12 DIAS - eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados16 DIAS - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola20 DIAS - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independentes28 DIAS - chegou a hora do 'adeus': eles já estão independentes da mãe35 DIAS - já podem ser vendidos.


CURIOSIDADES:


os hamsters são roedores (ordem Rodentia). Eles roem os alimentos em vez de mastigá-los
o hamster come segurando o alimento entre as suas duas patas dianteiras
assim como as unhas, os dentes da frente do hamster nunca param de crescer, pois são constantemente desgastados
antes de ser animal de estimação, o hamster já era usado em laboratórios
o hamster possui 4 dedos nas patas dianteiras e 5 nas traseiras
o hamster possui bolsas nas bochechas, que usa para transportar alimentos ou material para fazer a cama. O hamster sírio pode carregar até metade de seu peso nas bochechas
o nome "hamster" vem da palavra alemã hamstern que significa "apropriar-se". Este apelido lhe foi conferido pelo hábito que o hamster tem de guardar alimentos em suas bochechas
os hamsters são animais noturnos, e seu período de atividade começa por volta de 18 horas
os hamsters arrumam suas próprias camas, levando pedaços de papel, cascas de sementes e outras coisas que encontrarem para dentro da casinha
em geral, hamsters têm em geral de 4 a 18 filhotes por ninhada
não há necessidade de limpar o hamster, pois ele se limpa sozinho, sem dificuldade, lambendo as patas e passando-as no corpo para "escovar" o pêlo
os hamsters sabem nadar, mas em geral não gostam de água e só entram nela em último caso e a contragosto
existem várias espécies de hamsters selvagens (família Cricetidae) e alguns são do tamanho de gatos, como o Hamster Europeu
os hamsters emitem sons eventualmente.

tudo sobre hamster

todas suas duvidadas tiradas aqui